segunda-feira, 16 de abril de 2012

PENSANDO EM TER UM PITBULL?



PENSANDO EM TER UM PITBULL?
Aqui vai algumas dicas de POSSE RESPONSÁVEL sobre seu cão!


       Pitbull é uma raça que gera polemica em torno de todo o globo, amantes da raça que juram ter animais doceis, e há quem o tema, muito. Isso se da pela sua incrivel capacidade física e mental para executar qualquer tarefa.
       A  posse responsavel trata-se dar condições mentais, fisicas e uma devida estrutura (canil, etc) para seu cão.
       Em 1999, acidentes causados por exemplares de temperamento atípico ou mal conduzidos pelos donos foram explorados pela mídia lançando a raça no rol da fama. A má repercussão gerou reações. Criadores, veterinários e especialistas em comportamento animal ganharam espaço nos jornais e programas de televisão em prol do Pit Bull.
      As explicações necessárias foram dadas: cães com desvio de temperamento representam uma minoria de exemplares, aparecem em todas as raças - não só no Pit Bull -, são fruto de uma má seleção de acasalamentos ou do manejo e educação inapropriados ou, ainda, de ambos os fatores somados.
       A moral da história foi divulgada: banir essa ou aquela raça canina não coloca a sociedade a salvo de acidentes causados por cães; o que traz segurança à população são acasalamentos bem planejados e posse responsável.
       O temperamento típico do Pit Bull também passou a ser veiculado pela mídia.  Proprietários particulares e criadores experientes falaram sobre o perfil equilibrado e amigável de seus exemplares. Pits simpáticos e sociáveis desfilaram por entre platéias admiradas.
      Superado o mal-entendido, e mesmo que este ainda mantenha seus ranços, o Pit Bull se tornou um dos cães mais conhecidos do País.
       E tem provado que a má fama do passado não prejudica seu sucesso. Ano a ano ele reúne um maior número de admiradores em solo nacional.

DICAS

       Socialize seu cão desde filhote que é a fase de maior aprendizado com pessoas de todas a faxa etária, outros caes, outros animais, sons. É nessa fase tambêm que o filhote aprende o que é certo e o que é errado. ENTÃO, imponha seus limites sempre, você mesmo pode ser o adestrador de seu cão!
       Quando for passear não cultive o estado eufórico do cão, pegue a guia e saia apenas quando acalmar, e assim deve ser em todas as tarefas, a CALMA é muto importante. A mesma dica serve para quando for alimentá-lo.


E se tudo isso não bastar, e você quer comprar um PITBULL segue algumas dicas:
  1. Prefira comprar de um canil que segue a posse responsável;
  2. Pesquise, veja videos, converse com proprietários de PITS, afim de conhecer a raça;
  3. Prepare um espaço para a recepção do filhote;
  4. Lembre, ele vai crescer e precisará de disciplina e amor;
  5. Faça exercicios, cão cansado é cão feliz;
  6. Uma boa alimentação trará saúde e beleza;